terça-feira, 26 de agosto de 2008

OS ATRIBUTOS DE UM VERDADEIRO AMIGO



O Dr. John Mackay, presidente do Seminário de Princeton, em seu livro “Osentido da vida”, disse que não há relação mais espiritual e sublime quea amizade. A relação de amigos é mais elevada que a de irmãos, noivos ouesposos, pois há muitos irmãos, noivos e esposos que não são amigos.Vamos analisar três aspectos acerca do grande valor da amizade. Comopodemos conhecer um amigo verdadeiro?


1. Um amigo é alguém que está do nosso lado ainda quando todos nosabandonam – A Bíblia diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia sefaz o irmão” (Pv 17.17). Um amigo é o primeiro a entrar, depois de todosterem abandonado a casa. Ele se aproxima não para tirar-lhe algo, maspara oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, quenão passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária.Nenhum liame existe entre os amigos “tabernários” além do desejo comumde matar o tempo, de tomar uns copos, de contar pilhérias um tantoescabrosas, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigosdispersam-se na hora da angústia, como os amigos do Filho Pródigofugiram, deixando-o faminto e necessitado. A segunda amizade falsa é aamizade utilitária. É a daqueles para quem todo “amigo” é umaconveniência, um meio atual ou potencial de facilitar-lhes osinteresses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores, honras,posições e lucros. Essa espécie de amizade constitui-se numa ameaça paraa moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méri tospessoais dos candidatos, mas pelo número de “amigos” que possuem. Mas,se há “amizade” falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigoverdadeiro ama em todo tempo. O vendaval só conseguirá que osverdadeiros amigos deitem raízes mais profundas, entrelaçando-se-lhes asradículas no solo do amor eterno.


2. Um amigo é alguém que não precisa usar máscaras para desfrutar deintimidade – A Bíblia diz: “... há amigo mais chegado do que umirmão” (Pv 18.24). Um amigo verdadeiro não precisa de formalidades econvencionalidades para se aproximar de nós. Ele nos conhece e nos amanão apenas por causa das nossas virtudes, mas também apesar dos nossosdefeitos. O verdadeiro amigo é aquele que está perto nas horas decelebração e também nos tempos de choro. Ele é capaz de chorar conoscona dor e cantar conosco nos dias de festa. A verdadeira amizade derrubaparedes e constrói corredores; nivela os vales e constrói pontes. ABíblia destaca a amizade de Davi e Jônatas. Essa amizade foi santa,íntegra e fiel. Esses dois jovens buscavam o bem um do outro. Elesprotegiam um ao outro. Um amigo verdadeiro não se nutre de suspeitas nemdá ouvidos à intriga. Não há amizade sem lealdade. A intriga é o verdugoda amizade. A amizade é edificada sobre o fundamento da verdade e crescecom o cultivo da intimidade.


3. Um amigo é alguém que prefere o desconforto do confronto à comodidadeda omissão – A Bíblia diz: “Como o ferro com o ferro se afia, assim ohomem ao seu amigo” (Pv 27.17). Uma amizade v erdadeira não é construídasobre a cumplicidade no erro, mas sobre o confronto da verdade. Asferidas feitas pelo amigo são melhores do que as lisonjas do bajulador.Uma amizade leal não se acovarda na hora do confronto. Há circunstânciasem que a maior prova de amizade está em aceitar o risco de perdê-la, emnome da própria amizade. A Bíblia nos ensina a falar a verdade em amor.A Bíblia nos orienta a servir de suporte uns para os outros. A Bíblianos manda corrigir aos que são surpreendidos na prática de alguma falta,e isso, com espírito de brandura. Não existe amizade indolor. Não existeamizade omissa. Um amigo é alguém que tem liberdade, direito eresponsabilidade de exortar, corrigir e orientar seu confrade quandovislumbra a chegada de um perigo ameaçador. Nesse mundo timbrado pelasolidão e pelo isolamento, onde florescem as “amizades virtuais”,precisamos cultivar amizades verdadeiras, amizades que glorificam aDeus, edificam a igreja e abençoam a família!

Nenhum comentário: